sábado, 16 de novembro de 2013

Livro sobre endoscopia bariátrica será lançado em novembro, em Goiânia




Entre as diversas atividades que farão parte da XII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) – a ser realizada de 24 a 27 de novembro em Goiânia (GO) –, um dos destaques será o lançamento do livro “Endoscopia Bariátrica Terapêutica”, no terceiro dia do evento.

De autoria dos cirurgiões Josemberg Campos e Almino Ramos (respectivamente, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM), juntamente com seus colegas Manoel Galvão Neto e Ricardo Dib (ambos membros da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), a obra sacramenta a parceria entre essas duas importantes sociedades médicas do País.

Elaborada durante um ano e meio, a publicação aborda diferentes aspectos relacionados à cirurgia da obesidade, à endoscopia bariátrica e à gastroenterologia. Em função da amplitude dos temas, há a colaboração de outros especialistas brasileiros, além de estrangeiros. “Essa característica exigiu um trabalho detalhado de edição para que os assuntos não fossem repetidos e também para que nada deixasse de ser mencionado”, diz o Dr. Josemberg Campos.


Além dessa peculiaridade, o livro se diferencia pelo formato multimídia. Por meio de um link impresso na publicação, os leitores podem ter acesso a 110 videoaulas de procedimentos cirúrgicos de endoscopia terapêutica, além de aulas em PowerPoint comentadas pelos autores. Segundo o Dr. Josemberg Campos, novos vídeos serão frequentemente publicados no link. Em continuidade a esse trabalho, um segundo volume – sob o título “Gastroenterologia e Endoscopia Bariátrica” – está sendo preparado para ser lançado no próximo ano.