sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Importância das Orientações no Pré Operatório


"Os cirurgiões bariátricos e psicólogos devem se sentar com seus pacientes e fazerem com que eles entendam exatamente o que os aguardará", diz Dr. Ritz. Ele costuma dizer aos pacientes com detalhes e profundidade se eles são ou não são bons candidatos para a cirurgia bariátrica, ressaltando que a cirurgia de perda de peso é muito mais do que mudar a quantidade de comida no estômago. – Ela é realmente uma questão psicológica.

“Muitos pacientes assumem que a cirurgia de perda de peso é uma ótima solução e rápida para a obesidade. Mas eles precisam perceber que é uma alteração completa de estilo de vida - não apenas física, mas 100% por psicológica também”, explica o Dr. Ritz. “É crucial, para encorajar os pacientes, vincular-se a grupos de apoio com outros pacientes bariátricos.”

Muitos pacientes que não estão envolvidos ativamente com seu cirurgião durante a recuperação aumentam o risco de recaída em hábitos alimentares ruins. Quando os pacientes acreditam ter "fracassado", eles podem desenvolver um transtorno alimentar. Passam a beliscar o dia todo, terem pavor de recuperar peso, retornarem à compulsão alimentar ou reencontrarem a fome - estes são todos os distúrbios típicos que podem acometer os pacientes bariátricos no pós-operatório. Normalmente, esses pacientes estão tentando criar uma sensação de plenitude, mas às vezes eles se esquecem de que suas ações prejudicam os resultados amejados. É por isso que a psicoterapia ou o engajamento em grupos de apoio no pós-operatório são cruciais.

Dr. Ritz é um forte defensor de programas de apoio aos pacientes, notando que a participação dos pacientes nas reuniões periódicas do grupo de apoio, tem sido mostrada melhoras nos resultados em longo prazo.

“Essas pessoas vão continuar a ter sucesso, porque é mais difícil ficar desanimado quando você está cercado por pessoas que o apoiam e que podem ter empatia", diz ele.



Simone Marchesine