quinta-feira, 2 de maio de 2013

Novos hábitos de vida na luta contra o aumento da obesidade



Diretora da ABRAN, Eline Soriano, defende mais campanhas públicas no combate à obesidade 

A médica nutróloga Eline Soriano, que atua na cidade de Maceió (AL), está entre os que defendem mais campanhas públicas de incentivo a mudanças de hábitos de vida como forma de travar o aumento da incidência de obesidade no Brasil nos últimos anos – sobretudo no Nordeste, onde a transição nutricional foi ainda maior. 

Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Eline ressalta que essa transição ocorreu porque os brasileiros (principalmente os nordestinos) passaram a incorporar hábitos de vida pouco saudáveis, como consumir alimentos mais calóricos, ingerir poucas frutas, verduras e fibras em geral ou não fazer exercícios físicos com regularidade. 

Além das campanhas educacionais, a médica aponta outras ações que, no seu entendimento, podem prevenir danos causados à saúde pela obesidade. “Por exemplo, mais empresas deveriam adotar exercícios laborais durante o período de trabalho e mais escolas (tanto públicas quanto privadas) deveriam incentivar o consumo de frutas e verduras, e diminuir a oferta de frituras e guloseimas, como forma de melhorar a qualidade das refeições servidas aos alunos”, diz. 

A médica lembra que o aumento da obesidade está diretamente ligado à incidência maior de doenças cardiovasculares, dislipidemias, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e osteoartrose; ao índice crescente de afastamento do trabalho e até à probabilidade de morte prematura, entre outras consequências negativas. 

Os vilões da boa saúde 

Alguns fatores (bem conhecidos!) que contribuem para o aumento da obesidade: 
· comidas prontas, guloseimas e alimentos gordurosos; 
· cardápio pobre em frutas e verduras; 
· refrigerante e bebida alcóolica em excesso; 
· falta de horário certo para as refeições; 
· poucas horas de sono; 
· sedentarismo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial